EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM APELAÇÃO CÍVEL. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. INEXISTÊNCIA DE OMISSÃO, CONTRADIÇÃO OU OBSCURIDADE DA DECISÃO.

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM APELAÇÃO CÍVEL. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. INEXISTÊNCIA DE OMISSÃO, CONTRADIÇÃO OU OBSCURIDADE DA DECISÃO.

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM APELAÇÃO CÍVEL. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. INEXISTÊNCIA DE OMISSÃO, CONTRADIÇÃO OU OBSCURIDADE DA DECISÃO.

Embargos de Declaração em Apelação Cível n. 2012.012160-0/0001.00, da Capital
Relator: Des. Dinart Francisco Machado
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM APELAÇÃO CÍVEL. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. INEXISTÊNCIA DE OMISSÃO, CONTRADIÇÃO OU OBSCURIDADE DA DECISÃO. EMBORA NÃO REFERIDO EXPRESSAMENTE O ART. 183/CPC, A PRECLUSÃO FOI DEVIDAMENTE ANALISADA NO ACÓRDÃO RECORRIDO. PREQUESTIONAMENTO DESNECESSÁRIO. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO REJEITADOS.
“Ainda que a finalidade seja prequestionar a matéria para futuro recurso especial ou extraordinário, deve o embargante comprovar violação ao artigo 535 do Código de Ritos” (Apelação Cível n. 2012.013206-7, rel. Des. Fernando Carioni, j. em 13-6-2012).
Vistos, relatados e discutidos estes autos de Embargos de Declaração em Apelação Cível n. 2012.012160-0/0001.00, da comarca da Capital (1ª Vara de Direito Bancário), em que é embargante Banco Santander S/A, e embargado Ana Cristina Gomes Manfrin Capano e outro:
A Segunda Câmara de Direito Comercial decidiu, por votação unânime, rejeitar os embargos de declaração. Custas legais.
O julgamento, realizado nesta data, foi presidido pela Exma. Sra. Desa. Rejane Andersen, com voto, e dele participou o Exmo. Sr. Des. Robson Luz Varella.
Florianópolis, 9 de outubro de 2012.
Dinart Francisco Machado
Relator

RELATÓRIO
Banco Santander S/A interpôs Embargos de Declaração contra o acórdão de fls. 73-79 que, por unanimidade, conheceu do recurso e deu-lhe provimento.
Sustentou o embargante, em apertada síntese, que a decisão embargada deixou de se manifestar acerca do art. 183, do CPC, razão pela qual requereu o conhecimento e o provimento do presente recurso para prequestionar o dispositivo legal arguido.
Este é o relatório.
VOTO
Apresentado tempestivamente o recurso no quinquídio legal, possuindo os requisitos intrínsecos e extrínsecos de admissibilidade, deve ser conhecido e analisado.
Conforme se observa do recurso interposto, o embargante não indicou nenhum elemento relativo à omissão, contradição ou obscuridade.
Verifica-se que a finalidade dos presentes embargos declaratórios é exclusiva para prequestionar o art. 183, do CPC. Todavia, mesmo para esse fim, a parte deve demonstrar a ocorrência de omissão, contradição ou obscuridade na decisão, conforme preleciona o art. 535, do CPC.
Neste sentido, colhe-se da jurisprudência deste Tribunal:
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM AGRAVO INOMINADO. PREQUESTIONAMENTO. ART. 535 DO CPC. REQUISITOS AUSENTES. RECURSO DESPROVIDO (Embargos de Declaração em Agravo em Apelação Cível n. 2010.053702-7/0001.01, rel. Des. Rodrigo Antônio, j. em 6-6-2012).
E mais:
Embargos de declaração. Omissão não verificada. Prequestionamento. Ausência de pressupostos. Não é possível ao tribunal, em sede de embargos declaratórios, reabrir unilateralmente a discussão da causa, esclarecendo o que não ficou obscuro ou completando o que está completo. Mesmo para fins de prequestionamento, os embargos cingem-se às hipóteses permissivas do artigo 535 do Código de Processo Civil. (EDMS nº 8.999, da Capital, Rel. Des. Amaral e Silva) (Embargos de Declaração em Agravo n. 1997.006194-3, rel. Des. Pedro Manoel Abreu, j. em 31-10-2002).
Destarte, tal pedido afigura-se incabível, haja vista que as questões pertinentes à matéria objeto do inconformismo foram, todas elas, fundamentadamente decididas, tendo-se cumprido, em plenitude, a função jurisdicional.
Acerca da inocorrência de preclusão, especificamente, a despeito de não referir expressamente o art. 183/CPC, foi analisada às fls. 77-78, inexistindo omissão.
Ademais, “o magistrado não está obrigado a rebater, um a um, os argumentos trazidos pela parte, desde que os fundamentos utilizados tenham sido suficientes para embasar a decisão” (STJ, REsp n. 703894, rel. Min. Luiz Fux, j. em 2-6-2005).
Ante o exposto, ausentes os requisitos legais (art. 535, do CPC), e tendo em vista o propósito exclusivo do embargante em prequestionar dispositivo legal, os embargos de declaração são rejeitados.
Este é o voto.

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.